Curta nossa página


Fazer o quê?

Esplanada vira palco de baderna após votação da PEC

Publicado

Autor/Imagem:


Bartô Granja

Policiais e manifestantes entraram em confronto nesta terça, 13, na Esplanada dos Ministérios, horas após o Senado aprovar em segundo turno a PEC dos Gastos Públicos. A baderna foi parcialmente contida, mas a gangue de arruaceiros – como definiu um oficial da Polícia Militar – se deslocou em direção à TV Globo, no início da Asa Norte, e para as quadras 102 e 402 Norte, onde residem parlamentares.

Nos confrontos os manifestantes jogaram garrafas de vidro, pedras e coquetéis molotov e os policiais responderam com bombas de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Também foram registradas agressões físicas e pelo menos dois policiais e um manifestante ficaram feridos.

Para acabar com a bagunça, a cavalaria da PM foi acionada. A partir daí os arruaceiros recuaram em direção ao Setor de Autarquias Sul (ao lado da rodoviária, que foi isolada pela polícia). A Tropa de Choque promete ficar a postos para evitar mais depredações.

Focos de incêndio foram vistos em vários pontos da Esplanada. Três pontos de ônibus foram depredados e um ônibus incendiado. Funcionários da Esplanada que deixavam o trabalho foram atingidos pelo gás lacrimogêneo.

A TV Globo foi cercada por um forte esquema de segurança. Funcionários montaram uma barreira metálica na portaria principal da emissora, há dois helicópteros da polícia sobrevoando a região e pelo menos sete viaturas estão no local. Pelo menos uma pessoa foi detida em frente à sede da emissora.

Após o protesto nas proximidades da rodoviária, grupos de manifestantes caminharam em direção às primeiras quadras da Asa Norte. Muitos tomaram de assalto as quadras 302 Norte e também na 102 Norte, além do início da W3 Norte.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.