Curta nossa página


Homem-bomba ataca e mata 10 em Istambul, a porta de entrada oriental para Europa

Publicado

Autor/Imagem:


Um homem-bomba, aparentemente com ligações com a Síria, detonou os explosivos no bairro histórico de Sultanahmet, na cidade de Istambul, na Turquia, na manhã desta terça-feira, matando ao menos 10 pessoas e ferindo outras 15, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

“Condeno veementemente o incidente que ocorreu em Istambul, na Sultanahmet Square, e que foi avaliado como um ataque de um suicida com raízes na Síria”, disse Erdogan.

Em declaração televisionada, Erdogan disse que turcos e estrangeiros estavam entre os mortos em Sultanahmet, localizado no coração de Istambul. Ele não forneceu detalhes.

A agência de notícias turca Dogan disse que pelo menos seis alemães, um norueguês e um peruano estão entre os feridos da explosão.

A União Europeia (UE) disse que está com a Turquia na luta contra “todas as formas de terrorismo”. A chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, disse que ambos os lados devem “intensificar os esforços para combater a violência extremista” e observou que estes esforços foram definidos como uma prioridade na cúpula realizada em novembro entre a UE e a Turquia, em Bruxelas.

Após a explosão, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, imediatamente convocou uma reunião de segurança com o ministro do Interior do país e outras autoridades.

Tal como aconteceu nos ataques anteriores, as autoridades barraram a mídia de mostrar imagens dos mortos ou feridos ou relatar quaisquer detalhes da investigação.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.