Curta nossa página


Olha o tombo

Brasileiro vai envelhecendo e exigindo cuidados

Publicado

Autor/Imagem:


Nair Assad, Edição

A média de idade da população brasileira cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dados do IBGE mostram que, em 1980, a cada 100 brasileiros, apenas seis tinham mais de 60 anos. Atualmente, este número saltou para 14 a cada 100. Além do impacto econômico do envelhecimento da população no sistema previdenciário, cresce também a importância de se investir em saúde e assistência médica.

O cenário atual mostra a necessidade de tornarmos a morada mais segura, não só para idosos, mas principalmente por eles – a queda é o acidente doméstico mais comum entre os idosos. Isso despertou a atenção de profissionais da arquitetura e do design, além de fabricantes de louças, móveis, acessórios e revestimentos no sentido de projetos e produtos que facilitem e tornem o dia-a-dia dos idosos mais seguro.

Nas salas e nos quartos, o ideal é não ter tapetes, mas por se tratar de um item praticamente universal nas residências, o recomendado é prender as pontas com fitas ou por baixo dos móveis, bem esticadas. Mesas de centro diminuem o espaço de circulação e podem ser trocadas por mesas de canto

Modelos um pouco mais altos de sofás e camas facilitam as ações de se levantar e se deitar, e como os idosos costumam se movimentar com frequência à noite, é bom considerar um tipo de iluminação noturna, suave, para iluminar o caminho até o banheiro ou a cozinha, por exemplo.

O banheiro é um dos locais mais delicados, pois o contato com a água favorece as condições de queda. Barras de apoio, pisos antiderrapante na área do box, cadeiras de banho e bacias sanitárias mais altas são algumas das opções dos fabricantes.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.