Curta nossa página


Buracos nas ruas de Brasília vão desaparecer rapidinho, como num passe de mágica

Publicado

Autor/Imagem:


Layla Andrade

Agora vai. Os buracos de Brasília e das regiões administrativas estão com os dias contados. Obra e graça de um grupo de pequenos e médios empresários do Distrito Federal, que fez as contas, uniu esforços e ganhou uma licitação na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para o trabalho de recuperação da malha asfáltica.

Ao todo, serão 11 empresas. A elas caberá a responsabilidade de acelerar as operações tapa-buraco e promover intervenções mais complexas. Ao grupo também será atribuída a missão de, quando for o caso, promover a substituição completa do pavimento ou fresagem – que consiste no corte de uma ou mais camadas de um pavimento asfáltico por intermédio de processo mecânico a frio.

A vitória das empresas locais associa duas boas notícias. A primeira é a de que o custo para os cofres públicos ficou em média 17% abaixo do previsto inicialmente pela Novacap, que vai desembolsar 10 milhões de reais mensais, contra cerca de 12 milhões cobrados por empresas de fora. A segunda é a de que vai girar um pouco mais de dinheiro no mercado, além, claro, da garantia de empregos num segmento que vivia sufocado.

Comemorando o feito, um empresário do setor comentou a importância de empresas de Brasília terem sido selecionadas “o que vai ajudar a movimentar o mercado local e a gerar um maior número de empregos”. Não bastasse isso, afirmou, através da realização dessas obras, “os motoristas com certeza ficarão mais aliviados, economizando com borracheiros e oficinas, já que não são apenas um ou dois buracos; na maioria dos casos é uma rua toda.”

A Novacap garante que vai acompanhar, por meio de um levantamento de dados, cálculos e análises documentais, cada um dos buracos cobertos pelas novas fornecedoras. O diretor-presidente da companhia, Hermes de Paula, afirma que cada um dos buracos será monitorado “para evitar que sejam tapados diversas vezes em um curto espaço de tempo, e com isso entregaremos à população um serviço de qualidade”.

As características do pavimento utilizado também serão avaliadas. A Novacap garante que tem equipamentos capazes de medir a espessura do produto, a temperatura da massa e a quantidade de areia empregada na fabricação do asfalto. A companhia é responsável pela maioria das ruas internas de Brasília, inclusive a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Já os Eixos Rodoviários Sul e Norte e a L4 Sul, são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.