Curta nossa página


Câmara presta homenagem aos profissionais que atuam com portador de deficiência

Publicado

Autor/Imagem:


Éder Wen

A Câmara Legislativa realizou nesta sexta (29), por iniciativa da deputada Celina Leão (PPS), sessão solene em homenagem aos profissionais que trabalham para a inclusão social das pessoas com deficiência. “Essa homenagem significa o reconhecimento da sociedade do magnífico trabalho realizado por essas pessoas, que dedicam suas vidas a garantir dignidade aos outros”, afirmou Celina.

Entre os homenageados, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, destacou o papel emancipatório do esporte para as pessoas com deficiência. “Os feitos dos atletas paralímpicos ajudam a mudar a percepção das pessoas sobre as deficiências, que passam a ser vistas sob outra perspectiva. O esporte não é um fim em si mesmo, mas sim uma ferramenta poderosa de transformação social. Temos que lembrar que o movimento paralímpico surgiu de um movimento maior de luta por garantia de direitos às pessoas com deficiência”, explicou Parsons.

O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) destacou avanços alcançados pelo Distrito Federal na inclusão social de pessoas com deficiência, mas também cobrou providências do governo.

“O DF saiu na frente ao incluir o canabidiol na lista de remédios distribuídos a pessoas com epilepsia, mas ainda precisamos avançar muito. Precisamos cobrar do governo a execução dos direitos garantidos no Estatuto das Pessoas com Deficiência, principalmente no que se refere à mobilidade. Brasília poderia ser a capital da acessibilidade, mas isso está longe de ocorrer. Isso fica evidente na falta de padronização das calçadas, um verdadeiro martírio para todos os cadeirantes”, observou.

Robério Negreiros (PSDB) ressaltou a importância de uma lei distrital que garante o direito à educação às pessoas com deficiência. “Mesmo com muita pressão das escolas, esta Casa aprovou um projeto de lei de minha autoria que proíbe a cobrança de mensalidade diferenciada a alunos com deficiência. Isso se chama inclusão social e o seu custo deve ser partilhado por todos”, afirmou.

Ao final da sessão, vários profissionais foram agraciados com moções de reconhecimento da Câmara Legislativa.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.