Curta nossa página


Fenômeno do ‘Lago Perdido’ sugado todo ano pela terra intriga cientistas

Publicado

Autor/Imagem:


Um vez por ano, um misterioso buraco absorve a água do “Lago Perdido” do Oregon, nos Estados Unidos, fazendo com que ele desapareça sem que ninguém saiba onde está indo parar. É um caso estranho que há séculos intriga cientistas.

De acordo com os especialistas que estudaram o fenômeno, o desaparecimento do lago se deve a uma zona vulcânica onde se encontra. “Não se sabe com certeza para onde a água vai, mas alguns pesquisadores apontam que ela cai por tubos de lava e se infiltra na rocha vulcânica, convertendo-se em um lago subterrâneo”, disse à BBC Mundo Jude McHugh, porta-voz do Bosque Nacional de Willamette, onde fica o lago.

Mas, segundo ela, apesar de o lago estar desaparecendo agora, a água vai voltar no futuro. “É um fenômeno comum nesta época do ano, não devemos nos alarmar”, afirma.

As erupções próximas ao local causaram a criação de tubos vulcânicos. Quando a larva emerge de um vulcão, a parte que fica no exterior se esfria ao entrar em contato com o ar, explica McHugh.

“A lava quente continua fluindo por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos”, disse a porta-voz do bosque. Esse túneis carregam a água como se fossem um sistema de saneamento. “O lago se enche de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se em um pasto”. A grande pergunta sem resposta é: para onde vai a água do lado?

É aqui que entra a teoria de um lago subterrâneo. Mas, até agora, ela não foi comprovada. A especialista disse à BBC Mundo que houve várias tentativas (não autorizadas) de bloquear o buraco com peças de ferro-velho nos últimos anos.

O Serviço Florestal encontrou peças de carros, motores e outras sucatas no buraco que, presumivelmente, eram uma tentativa de parar a drenagem. McHugh confirmou que, ainda que sejam casos isolados, é importante que as pessoas tomem consciência sobre o assunto.

“Isso é fortemente desaconselhado”, diz McHugh. “Se alguém conseguir tapar o buraco desta forma – o que a gente acredita ser muito improvável – só resultaria em uma inundação do lago e da estrada”.

“Jogar lixo no lago não é a solução e é importante que as pessoas tomem consciência sobre a importância de respeitar nosso ecossistema”.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.