Curta nossa página


57 mil escolas

Olimpíada de Matemática testa neurônios de alunos

Publicado

Autor/Imagem:


Carolina Paiva, Edição

Começou mais uma batalha para ver quem tem mais neurônios na hora de fazer cálculos. É a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), iniciada nesta terça, 6. São mais de 57 mil escolas inscritas, incluindo as particulares.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, cada escola, além de aplicar as provas, vai corrigi-las seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza o evento.

“As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro”, diz em nota o ministério.

De acordo com o coordenador-geral da olimpíada, Cláudio Landim, a prova da Obmep não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio. Segundo ele, o exame tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino da matemática no país por meio da formação de professores e alunos.

Para alunos de escolas públicas serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas – mesmo número de premiações de edições anteriores. Também serão premiados estudantes das escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).

Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.