Curta nossa página


Bolsa Família

Pobre vai ser orientado a produzir e deixar programa

Publicado

Autor/Imagem:


Marta Nobre

O Governo Federal vai investir até o final do ano 100 milhões de reais para qualificar e colocar no mercado de trabalho beneficiários do programa Bolsa Família. O projeto, com o nome Progredir, pretende corrigir um dos maiores alvos de críticas do programa, sobre a possível acomodação dos beneficiários. Será dado um prazo de dois anos para que o beneficiário se adapte, tendo garantido, nesse período, o pagamento da bolsa.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a bolsa será paga – dentro do prazo estipulado – mesmo que a renda familiar ultrapasse o valior do Bolsa Família. O governo estuda ainda aumentar o valor do benefício para os trabalhadores na condição de trabalhador formalizado, funcionando como “uma rede de proteção, para eles ficarem mais confiantes para pular no trapézio para outro nível”, disse o ministro.

Outra garantia que será oferecida é que caso o trabalhador venha a perder o emprego formal, o grupo familiar voltará automaticamente a receber o valor do benefício, mesmo que já tenha completado os dois anos de formalização do emprego, acrescentou Osmar Terra.

O Governo também vai alterar as regras para concessão de microcrédito, para facilitar o acesso das famílias cadastradas no Cadúnico a linhas de crédito de até 3 mil reais. Estima-se que mais de 1 milhões de famílias poderão ser beneficiadas com o acesso facilitado ao crédito, e os bancos poderão tomar como garantia o próprio valor pago pelo Bolsa Família.

Porém uma das mudanças mais relevantes está no incentivo à capacitação dos beneficiários do programa, através do Pronatec, oferecendo vagas para a capacitação profissional de acordo com a demanda de emprego em cada região.

As prefeituras de municípios com maior emancipação do programa Bolsa Família também devem se beneficiar. Serão oferecidos prêmios em dinheiro para as prefeituras dos municípios com maiores índices de emancipação do programa. Terra defende que os prêmios trarão também ganho político para os prefeitos que ajudarem mais famílias a efetivamente abandonarem a dependência do bolsa família.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.