Curta nossa página


Pausa na crise

Samba, frevo, axé, confete, serpentina. Agora é só folia

Publicado

Autor/Imagem:


Gabriela Moll e Saulo Araújo
Nair Assad, Edição

Hora de dar uma pausa na crise. Com a cidade vazia de políticos, que foram para bem longe (salvo um ou outro deputado distrital, que preferiu ficar por aqui) quem manda em Brasília agora é o Rei Momo. A festa teve início na noite desta sexta, 24, e continua solta durante todo o sábado.

Espera-se uma comemoração mais intensa, com as ruas sendo tomadas pelos blocos de maior concentração de foliões. De acordo com levantamento da Secretaria de Cultura, ocorrerão 36 eventos gratuitos.

Dos oito blocos carnavalescos tradicionais, quatro animam o sábado: Àsé Dúdú, no Taguaparque, e Mamãe Taguá, na Praça do DI, ambos em Taguatinga. No Plano Piloto, o Galinho de Brasília sai da 201 Sul, e a Baratinha estará no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Sete blocos do grupo Blocos Alternativos do Carnaval de Rua de Brasília também integram as atrações. Além desses, há festas privadas, eventos em clubes e em quadras residenciais de regiões administrativas.

Quatro das seis escolas de samba tradicionais — Águia Imperial de Ceilândia, Acadêmicos da Asa Norte, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro e Império do Guará — vão se apresentar com blocos que sairão em diversos pontos. Duas delas — Bola Preta de Sobradinho e União da Vila Planalto e Lago Sul — juntam-se a outros blocos no domingo (26).

Sexta de folia – A terceira edição do bloco Rejunta meu Bulcão misturou arte e cultura. Os foliões se concentraram na Praça dos Prazeres, na 201 Norte, no início da noite desta sexta-feira (24), e se divertiram ao som do axé da banda Àsé Dúdú, grupo cultural que se dedica a levar mensagem da luta contra intolerância racial e religiosa por meio da música.

Durante as quatro horas de festa, não foram registradas ocorrências de vulto, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal. Praças e oficiais da corporação estavam presentes em vários pontos em volta do bloco para garantir a segurança do público, estimado em 2,4 mil pessoas. O Corpo de Bombeiros também estava a postos para eventuais emergências.

Cinco auditores da Agefis acompanhavam à distância a movimentação. A função deles era evitar a atuação de ambulantes não autorizados e apreender garrafas de vidro.

O estudante Carlos Honorato há três anos não arreda pé de Brasília no carnaval. Fantasiado de grávida de Taubaté, ele elogiou a estrutura dos eventos. “No geral, tudo está muito bem organizado. Por segurança, prefiro nem sair com celular, porque sei que o furto de aparelhos é algo difícil de ser evitado.”

Para a poetisa Nilva Souza, de 45 anos, o apoio aos blocos da cidade tem fomentado o lazer e a cultura na capital do País: “Essa diversidade que temos visto nos blocos do Distrito Federal só contribui para o enriquecimento cultural brasiliense”.

Mais diversão – De acordo com a Secretaria de Cultura, 118 blocos participam do carnaval de rua de Brasília neste ano. Somados às demais comemorações, são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nessas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval.

Do total de blocos, 47 recebem recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) no valor total de R$ 1,5 milhão. Os eventos tiveram auxílio na contratação da estrutura do evento, como palcos, trios elétricos, iluminação, unidade de terapia intensiva (UTI), sonorização, tendas, carretas, grades, seguranças, brigadistas e banheiros.

O comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Nunes, integrou a equipe que trabalhou na segurança do Rejunta meu Bulcão. Segundo ele, o planejamento dos blocos tem garantido festas sem maiores problemas. “Houve muito diálogo dos órgãos de segurança com os blocos e com os outros setores do governo, o que tem proporcionado eventos sem ocorrências de vulto”, destacou.

Às 20 horas, o Departamento de Trânsito fechou os acessos para veículos na comercial da 201 Norte, e os foliões puderam se divertir sem riscos de acidentes.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.