Curta nossa página


Literatura infantil

Stella vai em busca de um prêmio para Brasília

Publicado

Autor/Imagem:


Jorge Gil

A estudante do curso de Letras na Universidade de Brasília, Stella Hadassa Ferreira França, é uma das concorrentes ao 12o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. O concurso literário reúne obras de jovens escritores brasileiros. Neste ano, dez autores são finalistas ao prêmio de literatura.

Em todo o Brasil, 1.529 escritores se inscreveram no concurso. Stella Hadassa participa com o conto Operação parquinho. A obra narra a história de Duda, uma menina de dois anos que monta um engenhoso plano para chamar a atenção da mãe.

Leitora e escritora desde a infância, Stella Hadassa tem 21 anos. Em 2013, foi vencedora do Prêmio SESC Monteiro Lobato, com o conto infantil Mugu. Stella declara que o seu interesse pela literatura surgiu aos sete anos, com a leitura de revistas de histórias em quadrinhos e livros infantis.

“Os personagens do Maurício de Sousa sempre foram os meus favoritos”. A escritora observa que a literatura infantil, quando oferecida nas escolas, pode despertar nas crianças o interesse e o prazer pela leitura. “Considero que a literatura deve ser dada nas escolas, não apenas como simples manuais didático/pedagógicos. Os livros infantis devem ser vistos como verdadeiras obras de arte que são”, destaca.

Em Operação parquinho, Stella Hadassa explora o universo do comportamento infantil de forma singular. Na história, Duda – uma menina de dois anos –, traça um mirabolante plano, na tentativa de manter-se mais perto da sua mãe e afastá-la dos “amigos” da internet. Numa trama recheada de diálogos surpreendentes, a autora aborda as relações familiares na contemporaneidade e as influências das novas tecnologias na criação dos filhos.

Iniciado na Espanha, em 1978, o Prêmio Literário Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil (Premio El Barco de Vapor) tem como objetivo revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e oferecer textos inéditos aos jovens leitores. Organizado pela Fundação SM (instituição espanhola), o Barco a Vapor também acontece na Argentina, Chile, México, República Dominicana, Colômbia e Porto Rico. No Brasil, o concurso ocorre desde 2005.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.