Curta nossa página


Terra do frevo se estende a Gravatá e abre espaço para o jazz em pleno carnaval

Publicado

Autor/Imagem:


O Gravatá Jazz Festival, evento que reúne a expertise fruto da experiência adquirida pela realização do Garanhuns Jazz Festival (2008-2015), acaba de anunciar a grade de programação do evento que acontece durante o Carnaval 2016, de 6 a 9 de fevereiro, nessa cidade de forte apelo turístico localizada a 84 quilômetros do Recife.

A edição do evento na nova cidade já nasce com uma programação arrojada que traz jazz, blues e bossa nova e tem como objetivo se tornar a principal opção off-carnavalesca de Pernambuco e uma das mais atrativas do Brasil. A programação é totalmente gratuita.

Entre os principais nomes figuram artistas de grande quilate da música brasileira, como Jards Macalé, Victor Biglione, Wanda Sá, Roberto Menescal e Toni Tornado; figuras de referência da música pop nacional, como Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) e Rodrigo Santos e Gutto Goffi (Barão Vermelho), em um emocionante tributo ao repertório blues de Cazuza; além, é claro, de músicos que fazem o jazz e o blues do País atravessar as fronteiras, como Jefferson Gonçalves (Blues Etc.), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Vasco Faé e Derico (Programa do Jô).

As principais atrações internacionais ficam por conta do trompetista nova-iorquino Mark Rapp, da cantora de blues inglesa Bex Marshall, da cantora de blues e soul moçambicana Koko Jean Davis e do organista austríaco Raphael Wressnig.

Pernambuco também está muito bem representado no Gravatá Jazz Festival 2016, com as apresentações da Uptown Band, da veterana Contrabanda, dos virtuosos guitarristas Luciano Magno (que tem como convidado Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova, e Sabrina Parlatore) e Wallace Seixas (que recebe o trompetista Buiú, do grupo Cidade Negra), da banda revelação de rockabilly Allycats, do grupo Mr. Trio e do Dom Angelo Jazz Combo. Ainda do Nordeste, vem do Ceará o guitarrista Artur Menezes, que tem como convidado o homem-banda Vasco Faé.

 

O Gravatá Jazz Festival 2016 se insere no circuito do gênero como um produto cultural que existe em diversas partes do mundo e tem em sua programação diversos estilos musicais, como jazz, blues, outros tipos de música instrumental, erudita, cultura popular de raiz e bossa nova, porém, que normalmente tem como título sintetizado festival de jazz. “A proposta é oferecer música de qualidade de diferentes ritmos, para todos os gostos, dando oportunidade para que até mesmo quem não curte o Carnaval possa se divertir durante o período”, explica o curador Giovanni Papaléo

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.