Curta nossa página


Treino livre é uma coisa. Oficial, outra. E Hamilton crava a pole; Massa é o 7º

Publicado

Autor/Imagem:


Treino livre é uma coisa. E Nico Rosberg até teve o gostinho de liderá-los. Mas, na hora da verdade, foi Lewis Hamilton quem foi mais rápido e largará na pole do GP da Bélgica, a décima da temporada. Rosberg teve de se contentar com o segundo lugar.

Depois de andar em posições intermediárias por grande parte do final de semana, a Williams demonstrou sua força e colocou Valtteri Bottas em terceiro e Felipe Massa em sétimo.

O treino foi decepcionante para Felipe Nasr, que estava animado com a melhora da Sauber devido à atualização do motor Ferrari, mas vai largar apenas 15ª colocação, mesmo beneficiado por punições.

O GP da Bélgica tem largada às 9h do domingo, pelo horário de Brasília.

Q1

A primeira parte do treino serviu, na prática, para definir a 16ª colocação no grid. Afinal, as Manor não tinham condições de passar para a segunda fase a as McLaren já foram para a classificação sabendo que largariam das últimas posição do grid, tendo acumulado 105 posições de punição com a troca de dois motores em ambos os carros – o que, obviamente, não vão cumprir na prática pois o grid tem 20 carros.

Porém, essa última vaga entre os eliminados e a grande diferença entre os compostos fez com que vários fossem à pista com o pneu macio. Ao mesmo tempo, na ponta, a Mercedes esbanjou fazendo os dois melhores tempos mesmo com o pneu médio.

Quem acabou sobrando foi Felipe Nasr, que não conseguiu melhorar em sua segunda tentativa e acabou eliminado, em uma classificação na qual via a possibilidade de entrar no top 10.

Q2

A segunda parte do treino trouxe problemas para dois dos principais pilotos do grid: Lewis Hamilton ficou sem telemetria, mas o inglês seguiu normalmente no treino. Kimi Raikkonen, contudo, não teve a mesma sorte. O rei de Spa teve aparentemente um problema hidráulico e ficou parado no meio na pista, causando a bandeira vermelha.

Verstappen foi o segundo eliminado, desistindo de marcar tempo para preservar pneus. Como o holandês já havia trocado seu motor, foi punido com a perda de 10 posições e largará logo à frente das McLaren.

Nico Hulkenberg fritou o pneu na primeira curva e ficou de fora do Q3, junto da surpresa Daniil Kvyat e de Marcus Ericsson.

Q3

Nas primeiras tentativas, Rosberg cometeu um erro e foi mais de quatro décimos mais lento que Hamilton. Massa e Bottas, com vantagem para o finlandês, se colocaram logo atrás das Mercedes, com RIcciardo em quinto. Vettel e as Lotus fizeram suas primeiras tentativas com pneus usados e completaram o top 8. Já Sainz e Perez optaram por fazer apenas uma volta lançada.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.