Curta nossa página


Trens da Linha 4 começam a passar por testes com passageiros

Publicado

Autor/Imagem:


Enquanto aguardam a inauguração do trecho Ipanema-Barra do metrô, prevista para o primeiro semestre do ano que vem, os novos trens da Linha 4 deverão reforçar a frota das linhas 1 e 2. Segundo o Extra, a partir desta quarta-feira (10), quando haverá a viagem inaugural com participação do governador Luiz Fernando Pezão, os 15 trens serão gradativamente testados no sistema atual.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, afirmou que os 30 trens antigos do metrô — que estão em operação desde a década de 1980 — precisam ser substituídos ou reformados. Negociações com a concessionária estão em andamento e, em até quatro meses, uma solução deverá ser apresentada.

— São trens muito bons, mas que já tiveram uma vida útil longa. Uma coisa é certa: não podemos continuar com essa frota de 30 trens como está. Investimentos vão ter de ser feitos — disse Osorio.

Ainda de acordo com o secretário, o uso desses novos trens nas linhas 1 e 2 vai facilitar a renovação dos antigos:

— Isso vai proporcionar uma melhoria imediata, dará folga ao sistema e vai permitir que a concessionária faça uma manutenção mais apurada da frota antiga.

Atualmente, as composições antigas representam 61% da frota de 49 trens. Em 2012, 19 trens chineses foram adquiridas pela concessionária Metrô Rio, por R$ 320 milhões. Quando os novos 15 veículos da Linha 4 entrarem em circulação, a frota vai aumentar 30% e a proporção de carros antigos vai cair para pouco menos da metade (47%).

Nas últimas três madrugadas, 18 vagões importados da China foram transportados da Zona Portuária até a entrada da Metrô Rio, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Dos 15 trens (cada um com seis vagões) adquiridos para a Linha 4 do metrô, 12 já estão no Rio. Os três veículos restantes desembarcarão na cidade até o fim do ano.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.