Curta nossa página


Os encrenqueiros

Trump cansa da Coreia e diz que a provocação acabou

Publicado

Autor/Imagem:


Sergio Caldas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça, 11, em sua conta no Twitter que explicou recentemente ao presidente da China, Xi Jinping, que um eventual acordo comercial de Pequim com Washington será “bem melhor para eles” se os chineses resolverem a questão da Coreia do Norte. No fim da semana passada, Trump e Xi tiveram uma reunião de dois dias na Flórida.

“A Coreia do Norte está procurando encrenca. Se a China decidir ajudar, será ótimo. Caso contrário, resolveremos o problema sem eles!”, afirmou Trump na rede social.

Em recente entrevista ao jornal britânico Financial Times, Trump fez declaração semelhante ao dizer que Washington poderá agir unilateralmente contra a Coreia do Norte se a China, aliada do regime do Pyongyang, não intervier.

No fim de semana, os EUA anunciaram que estão deslocando um porta-aviões em direção à Península Coreana, na esteira de uma série de testes com mísseis realizados pela Coreia do Norte.

Mais cedo a Coreia do Norte alertou para um ataque nuclear contra os EUA diante de qualquer sinal ou provocação de um ataque americano em meio a aproximação de um grupo da Marinha dos EUA, liderado por um porta-aviões, à península coreana, de acordo com a mídia estatal do país.

A tensão aumentou acentuadamente na península coreana com a conversa sobre a ação militar dos Estados Unidos ganhando força depois de seus ataques na semana passada contra a Síria e em meio a preocupações de que a Coreia do Norte poderá conduzir em breve um sexto teste nuclear.

O jornal oficial Rodong Sinmun da Coreia do Norte disse que o país estava preparado para responder a qualquer agressão dos Estados Unidos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.